top of page

As imersões, vivências e residências da Terra Afefé são proposições artísticas em que criamos coletivamente ações que possibilitam o diálogo entre arte e vida, com pessoas de diversas áreas construindo um cotidiano a partir da convivência, da observação da natureza e de nossas pulsões criativas.

Terra Afefé busca um movimento de fazer e pensar arte a partir de uma perspectiva intuitiva e abrangente. Por isso, habitar na Terra Afefé é um convite para as pessoas que desejam vivenciar sua potência criativa em confluência com as experiências que acontecem aqui. 

coexistir 2025

Coexistir chega a sua 6ͣ edição. Durante 7 dias, pessoas de diferentes lugares se encontram para criar e pensar um cotidiano artístico.

habitar
de 16 a 22 de janeiro

Em 2024, a quarta edição de COEXISTIR convoca pessoas de diferentes áreas criativas a revisitar e imergir em suas histórias, conectando práticas e pensamentos sobre arte e vida a partir de memórias compartilhadas.

coexistir_terra afefe
PULO - Ciclo de Oficinas Sobre Imagens da Diáspora

A convite do Terra Afefé, o coletivo programa uma imersão de 7 dias que inclui estudos transdisciplinares sobre o pensamento, imagens e códigos que povoam a construção das identidades em diáspora e da produção artística contemporânea. Divididos nos eixos imagem, som e corpo, os encontros percorrem caminhos inspirados em Leda Maria Martins, Dénètem Touam Bona, Edouard Glissant, entre outres pensadories que recriam perspectivas sobre o imaginário territorial, corporal, onírico, poético e polític

Paredão é uma imersão artística para vibrarmos com a chegada de 2022 do jeitinho que o nosso corpo merece. Explorando a liberdade do nosso corpo, com a natureza e com a música.

É uma imersão que tem a inspiração de questionar e investigar se os modelos de percepções de prazer te contemplam ou simplesmente condicionam a uma programação de “prazer fast” ou mecânico. Com objetivo que não sejamos mais depósitos de expectativas como: cultura de culpa; cultura de medo; cultura de performance; cultura de pecado. Que cada pessoa possa habitar seu corpo/prazer e não terceirizar esse aspecto da sua Vida.

imersão artística Terra Afefé_ coexistir

COEXISTIR é uma imersão para nos aproximarmos de fazeres intuitivos e genuínos em convivência com a natureza, a comunidade, nosso corpo e nossa ancestralidade.

Ninho

Ninho é uma imersão artística para aprendermos e cocriarmos com a inventividade das crianças, imergirmos nas brincadeiras e no olhar curioso, em um espaço propício para ativarmos nosso lado mais divertido e intuitivo. Propormos a bio-construção de ninhos, pequenos espaços/lugar que construímos para nos recolher. Vamos caminhar por trilhas ecológicas, tomar banho de cachoeira, brincar, dançar e nos fantasiarmos porque é carnaval. Esta é uma imersão voltadas para crianças jovens e adultes, artist

COEXISTIR

COEXISTIR parte do desejo de criar frestas de liberdade, alegria, amor e afetos potencializadores. Uma imersão artística que se propõem a pensar formas de habitar em convivência com a Terra, a ancestralidade, os saberes locais e a escuta do corpo sensível. Em conexão com as ecologias do mundo, busca-se pensar as relações entre arte e vida, o dentro e o fora, natureza e cultura, a fim de romper com os dualismos próprios da colonialidade e construir um movimento utópico de coexistência.

APAZIÁ

Apaziá surge da vontade de pousar os pés na terra e deixar o vento forte balançar as ideias. É uma residência artística voltada para quem se relaciona com arte em seu sentido plural e esteja interessade na troca com a comunidade local. Uma residência artística que compreende a produção não pela lógica do trabalho, mas pelas relações interpessoais e intercâmbio de saberes, pensamento e afetos.

bottom of page