Terra Afefé é uma microcidade construída a partir das memórias e desenhos de infância da artista Rose Afefé. A obra foi planejada e construída pela artista em colaboração com a comunidade de Ibicoara. Resgatando a estética e as técnicas de construção locais (como o adobe, um tijolo de barro cru), Terra Afefé pretende lançar um olhar para o interior da Bahia com o intuito de afirmar, questionar e valorizar o território e seus saberes.
Situada na zona rural de Ibicoara, Bahia, na região da Chapada Diamantina, Afefé se apresenta como um lugar de encontro e convivência, que relaciona arte e vida, e fomenta perspectivas locais a fim de potencializar esses saberes. Desdobra, por fim, toda poética desse território na produção e fabulação imagética que cerca o seu fazer.
Através de convocatórias abertas, a obra é ativada e ocupada por habitantes transitórios, a convivência nas ativações da microcidade potencializa e possibilita o tensionamento de questões sociais, ambientais, raciais e de gênero. Habitar a Terra Afefé é fazer uso da observação e da interação com a natureza para conduzir produções mais pulsantes e espontâneas de vida.
Rose Afefé nasceu em Varzedo, no interior da Bahia, em 1988. A partir do resgate de memórias da infância, a artista trabalha em várias mídias, incluindo instalação, pintura e fotografia. Iniciou em 2018 a construção da obra Terra Afefé, uma microcidade em escala humana, construída com terra, utilizando a técnica do adobe (tijolo de barro cru) e pintada com cal.
A artista foi vencedora do Prêmio FOCO 2023, premiada no Salão de Artes Visuais da Bahia e indicada ao Prêmio PIPA 2022. Dentre as exposições coletivas das quais participou, destacam-se: 32o Programa de Exposições CCSP – 2022, Abre Alas 18 - A Gentil Carioca, Artista de Artista - Galeria Luisa Strina, XII Bienal do Recôncavo, Esquizópolis - MAM Bahia. Rose também participou da residência artística Muros: Territórios compartilhados, em Fortaleza‒CE.
Terra Afefé tem 3 hectares e fica a 2km do centro da cidade de Ibicoara.
O espaço conta com:
8 casinhas confortáveis, arejadas, com vista para as montanhas, banheiro ecológico, chuveiro elétrico, mesa para estudo, roupa de cama e banho e memórias da infância;
Teatro Municipal de Afefé, um espaço aberto para sonhos e aprendizados;
Biblioteca, nosso "templo": pouco a pouco o acervo está crescendo para beneficiar principalmente a comunidade local;
Boteco, porque nenhuma cidade começa sem uma vendinha;
Cozinha, nosso restaurante com gestão coletiva;
Largo Cão Leonilson, uma homenagem a um serzinho de quatro patas que passou por aqui e deixou muita história.
Praça das Montanhas, o centro da Terra Afefé.
Ateliê de cima, um espaço em construção para atividades manuais diversas.
Rádio TF e estúdio Afefé, em breve.
Rio Preto, localizado a 100 metros do centro da Terra Afefé.
Cachoeira do Rio Preto, localizada a 2km do centro de Afefé.